Aparelho lançado no Japão traduz os latidos dos cães em palavras
'Bowlingual Voice' detecta seis tipos de emoção, como alegria e tristeza.
'Brinque comigo!' e 'Estou triste' são frases faladas pelo gadget.
Um aparelho lançado por um fabricante de brinquedos do Japão promete traduzir os latidos dos cães em palavras. Lançado na quinta-feira (16), o chamado "Bowlingual Voice" pode detectar seis tipos de emoção: tristeza, alegria, alerta para perigo, necessidades básicas, felicidade e frustração.
Além disso, o tradutor de latidos conta com um repertório de frases, como "Brinque comigo!", "Me deixe em paz" e "Estou triste". É a primeira vez que o tradutor de latidos da marca inclui som.
Essa é uma das principais melhorias do gadget em relação ao modelo original de 2002, que foi desenvolvido por Matsumi Suzuki e já vendeu mais de 300 mil unidades. Na época, o lançamento foi o vencedor de uma paródia do prêmio Nobel, que visa celebrar invenções que fazem rir e pensar.
Já o gadget apresentado na semana passada traz um microfone, que deve ser colocado ao redor do pescoço do cachorro, e um dispositivo sem fio parecido com um walkie-talkie que deve ser levado pelo proprietário do cachorro. Quando o cão late, o microfone grava o som e transmite os dados para o dispositivo wireless do proprietário, para ser traduzido em seguida.
Um sintetizador de 'voz' então identifica e traduz as intenções do cachorro, que podem ser visualizadas na tela do gadget, informou o "Daily Mail".
"Os donos de cachorros podem aproveitar o brinquedo em passeios com seu cão no parque", disse o porta-voz da fabricante Takara Tomy, Chie Yamada, que acrescentou que o novo "Bowlingual Voice" será lançado mês que vem no Japão, por cerca de 20 mil ienes (US$ 212 ou R$ 424).
Inicialmente o lançamento estará disponível apenas no idioma japonês. O modelo original, que não traz a versão falada das frases, também está disponível em inglês e coreano.